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Alimentação auxilia imunidade contra doenças respiratórias

jun 3, 2014   //   by admin   //   Dicas  //  No Comments

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O outono é caracterizado pelas noites mais longas que os dias. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, apresenta características mescladas, como mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e aumento da amplitude térmica, que representam fatores agravantes de doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais pode aumentar a resistência imunológica, diminuindo a susceptibilidade a essas ocorrências.

“Para consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais, o ideal é diversificar sempre o consumo dos alimentos, principalmente frutas, legumes, verduras e leguminosas”, comenta Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP.

Por conta das quedas de temperatura comuns durante o outono, o organismo aumenta o metabolismo na tentativa de elevar sua temperatura corporal.

Assim, há um pequeno aumento da necessidade calórica para manter a temperatura ideal do corpo, e também aumentar a imunidade.

Para ajudar o organismo nessa tarefa, devemos dar preferência a cardápios nutritivos, como sopas cremosas, canjas com legumes e carne, vitaminas de frutas e cereais integrais.
O consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, carnes vermelhas com gordura aparente e bolachas recheadas, deve ser moderado.

Para uma alimentação equilibrada e que fortaleça a imunidade para o Outono, um dos pontos essenciais é o consumo adequado de proteínas.

As proteínas são fundamentais na estrutura das células do organismo, manutenção e construção de massa muscular e sistema imunológico, proporcionando “força” ao corpo.

É muito importante também não se esquecer de consumir líquidos, uma vez que durante os períodos de frio, a sensação de sede diminui e as pessoas se esquecem de se hidratar.

“Uma boa combinação de proteína e fonte de hidratação são as bebidas à base de soja. Considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal, a soja fornece proteína de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes”, diz Beatriz.

Uma opção prática e nutritiva para proteger sua saúde nessa época do ano são as bebidas que combinam a proteína da soja com fibras, cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas do complexo B, que junto com o zinco, contribuem para o metabolismo energético, captação e utilização das proteínas e manutenção do sistema imunológico.

“Desta forma, as bebidas à base de soja podem compor a alimentação em todas as fases da vida, proporcionando importantes nutrientes ao organismo e fortalecendo nosso sistema imunológico e, consequentemente, preparando o organismo para as alterações climáticas”, finaliza Beatriz.

Não deixe faltar disposição no outono. Evite a gripe, o cansaço e a preguiça nesse outono/inverno: invista em alimentos nutritivos e que irão ajudar na sua imunidade.

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