• LinkedIn
  • Assine nossos Feeds

Alimentação durante a Copa pode ser saborosa e saudável, indica nutricionista

jun 27, 2014   //   by admin   //   Dicas  //  No Comments

dreamstime_xs_20207319

Reunir amigos e familiares para assistir aos jogos da seleção durante a Copa do Mundo é uma tradição compartilhada por muitos brasileiros. Cerveja, churrasco, pipoca, refrigerante, salgados e outros alimentos industrializados também fazem parte da festa. Mas, de acordo com a nutricionista da Estância do Lago Wellness  Thais Brito, é possível trocar as comidas gordurosas por alimentos mais saudáveis sem perder o sabor e o clima de confraternização.

Os dados mais recentes sobre obesidade no Brasil, registrados pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) em 2012, revelam que 51% da população está acima do peso ideal.

As consequências do excesso de peso são muito graves e podem promover males como ataque cardíaco, derrame, diabetes tipo 2, pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva, câncer de próstata, de cólon e de reto, cálculos biliares, gota, osteoartrite de joelho e apneia do sono. E o excesso de calorias é o grande vilão nessa história.

Pensando nisso, faz-se necessária a reeducação alimentar para uma vida saudável. “É possível fazer alterações graduais na dieta para não eliminar as comidas prediletas. Diminua, por exemplo, a ingestão de frituras e álcool”, afirma Thais.

A Copa do Mundo pode ser um bom começo para começar a se alimentar melhor. Para substituir os alimentos gordurosos e maléficos à saúde, Thais dá algumas sugestões de cardápio.

– No lugar das guloseimas gordurosas, como queijos e salames, monte uma mesa de frutas.

– Troque a pipoca por biscoitos de polvilho, que contêm baixas calorias, ou por oleaginosas, como amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, macadamia e nozes.

– No intervalo das partidas – momento em que todos se reúnem para beliscar a comida – sirva brusquetas com pão integral.

– Deixar a cerveja de lado durante os jogos é um grande desafio, mas você pode aproveitar o frio para servir quentão de suco de uva com canela e gengibre.

Leave a comment