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Ansiedade: saiba como combatê-la através da alimentação!

maio 27, 2014   //   by admin   //   Dicas  //  No Comments

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A ansiedade excessiva associada ao estresse é muito comum hoje em dia. A falta de tempo, busca pela ascensão profissional, problemas financeiros, familiares e profissionais são alguns fatores que podem tornar as pessoas menos produtivas, menos felizes, mais estressadas e com maior apetite.

O consumo de bebidas alcoólicas, cafeína, doces, refrigerantes a base de cola, chá preto e alimentos com alto teor de gordura podem aumentar essa ansiedade, por isso, faça a escolha certa dos nutrientes na hora de suas refeições (5 a 6/dia) e pratique atividades físicas.

Ômega-3: breca a ansiedade e facilita a atuação da serotonina, que cria a sensação de bem-estar. Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva, atum, sardinha e salmão.

Triptofano: precursor da serotonina. Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora.

Magnésio: mineral que ajuda a acalmar os nervos e bloqueia um receptor que causa uma excitação exagerada no cérebro. Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos.

Complexo B: mantêm o corpo em ordem e a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve.

Cálcio: administra a transmissão de impulsos nervosos e gerenciar a contração muscular.Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim.

Vitamina C: ajuda a reduzir a produção do hormônio do estresse e combater as moléculas nocivas que fazem a “festa” em momentos de tensão.  Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

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